O que é o Jugo Desigual?

Aqueles que trabalham com aconselhamento para jovens e adolescentes já perceberam que existem algumas temáticas que estão ficando cada vez mais frequentes: estilos de música, depressão, masturbação, bebidas alcoólicas, divertimentos, sexo antes do casamento, entre outros.
Um desses “outros” temas muito discutido e, infelizmente, presente em grande parte de nossas congregações é o JUGO DESIGUAL, ou seja, o namoro, noivado ou casamento de um Cristão com um não-Cristão, apesar dos frequentes apelos e orientações enviadas às igrejas, através dos livros, revistas, lições e demais publicações voltadas ao público jovem. Parece que, em matéria de “coração”, não damos muita atenção ao “Assim diz o Senhor”.
É comum ouvirmos expressões do tipo:

“Na igreja não há bons rapazes para se namorar”.
“As meninas são muito inconstantes”.
“Meu(minha) namorado(a) não é Cristão, mas é mais temente do que muitos Cristãos que conheço”.
“Já procurei mas não encontrei ninguém que me atraia na igreja”.
“Ele(a) é super compreensivo, e não me impede de viver a minha fé”.
“Eu tenho certeza que ele(a) se converterá futuramente”.
“Eu conheço um casal que casou em jugo desigual, mas depois ele(a) se converteu e hoje vivem felizes na igreja”.

E por ai vai…
Este tema é muito importante, pois é uma das maiores causas de apostasia entre os jovens Cristãos da atualidade. Portanto, é necessário que ele seja amplamente debatido e os jovens recebam o devido aconselhamento para que tenham relacionamentos saudáveis, duradouros e fundamentados na Palavra de Deus – nossa FONTE de fé e prática.
1. O Jugo Desigual

A Bíblia contém amplos conselhos que orientam a uma boa escolha do parceiro para a vida. Em 2Co 6:14 encontra-se um excelente e clássico exemplo: “não vos prendais ao jugo desigual com os incrédulos”.
Já na época de Abraão, havia preocupação por parte dos pais sobre este assunto (Gên. 24:3).“a demora em fazer planos para o casamento de Isaque, provavelmente se devia ao desejo de Abraão, em evitar que seu filho tomasse por esposa uma Cananéia”. Semelhantemente, Isaque pediu a Jacó para não tomar “esposa de entre as filhas de Canaã” (Gên. 28:1) pois, “ele não as via com bons olhos” (Gên. 28:8). Posteriormente, após o êxodo, Deus proíbe Seus filhos de contraírem matrimônio com as filhas das outras nações (Deut. 7:3), porque, “não pode haver felicidade nem segurança nas alianças feitas com os que não amam nem servem a Deus. As trágicas experiências de Esaú (Gên. 26:34, 35) e Sansão (Jz 14:1) são testemunho eloqüente em favor da admoestação divina de manter-se separados dos incrédulos”.
Avançando ao Novo Testamento, observar-se-á que Paulo também coloca a impossibilidade de ligação entre o santuário de Deus e os ídolos, por isso, um acordo ou uma aliança entre crentes e incrédulos é igualmente inconcebível. Pois, “quando se trata de uma relação tão estreita como o matrimonio, o cristão que verdadeiramente ama ao Senhor, em nenhuma circunstância se unirá com um incrédulo, mesmo que tenha a nobre esperança de ganhá-lo para Cristo, o que em outras circunstancias seria digno de elogio” É bom lembrar que “jugo desigual” significa uma “diferença” entre o casal(A falta de compromisso com Deus mesmo frequentando a igreja também é jugo desigual e traz consequências)Exemplo disso era Davi e Mical ela tinha a mesma visão que Davi por isso o criticou e ficou estéril.
O namoro é um passo importante na escolha, desde que seja seguido corretamente, pois “o modo secreto pelos quais se fazem namoros e casamentos é a causa de grande quantidade de miséria, da qual só Deus conhece a completa extensão”

Se você já casou em jugo desigual, então “carregue sua cruz” e ore para que o Espírito Santo abrande o coração não-convertido do seu cônjuge.

Se ainda não casou, não endureça os ouvidos à voz do Espírito, e não trilhe caminhos que outros já trilharam e muittas vezes FRACASSARAM. Não se iluda! O(a) namorado(a) compreensivo(a) e tolerante acabará se tornando um(a) marido(esposa) incompreensivo e intolerante, que já não permitirá que você viva sua fé com alegria e liberdade.
“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? (2Cor. 6:14-15).
Isso é só pessoal Graça e paz

23 comentários:

LIan disse...

Namoro cristão deve sempre visar o casamento. Um namoro que não tem ... Alguns aspectos são importantes para um começo no namoro cristão. ...

- Jovelina Batista Oliveira de Souza disse...

"Este assunto é muito importante,principalmente porq me casei com homem não cristão,não fui nada feliz!não qro que minhas filhas repitam os mesmos erros que cometí no passado! Deus abençoe vocês!

ewerton disse...

A paz do senhor Jesus. quero dizer que gostei muito desse texto é muito bom para ajudar os jovem tanto no namoro como na vida espiritual do ambom contieum assim falando mais sobre o namoro crista e aconselhando os jovem de que um namoro sadio o senhor abençõa.

edivilma disse...

concordo plenamente acho ki tudo tem esta de acordo com a vontade de DEUS.
e por naõ esperar o melhor dele pra nos mesmo?
pois ele tem o melhor assim a blibia diz e eu crei nisso.

Myrella Valentim disse...

A paz do senhor!vou dar nos proximos dias uma palstra para adolescente (meninas)e o que eu queria encontrei

Clamor pela igreja disse...

Muito edificante!!!

Cassis disse...

Paz do Senhor!
Gostei muito de ter lido esse estudo, muito importante.
Sabe-se que o casamento é a segunda maior decisão na vida de um homem e uma mulher, pois a primeira é Seguir a Cristo e nos entregarmos por meio da Decisão e Batismo.
o Senhor é o principal interessado em abençoar um relacionamento, pois Família é projeto de Deus.
Por isso, achei de extrema importância esse estudo, porque muitos jovens perderam a essencia e fazem de forma errada; a começar na escolha!
"Obedecer é melhor do que sacrificar" (1Samuel 15.22b)
Que Deus abençoe a todos!

Binho0 disse...

Como deve ser o namoro dos evangélicos?E que história é essa de casar cedo?!?

Laine disse...

Arrumar um namorado hoje é muito difícil
e ainda mais de bom caráter

Amélia Lucas disse...

Gostei ,bem legal
é para se pensar e muito

Jujuba disse...

Grandinho o pot mas uma benção
Tem que escolher e ver cada detalhe
para ficar com a pessoa ideal
não da para ser a pessoa perfeita mas Deus

Casamento Perfeito disse...

Encontrar a pessoa amada é o maior desejo
de todos os que tem um coração sesível.
Dicas para o seu casamento no meu blog

Porto bio disse...

Papo de amor é complicado

Eduardo ponte disse...

Gostei do blog
temas atuais muito bom
namorar sem bj?? iiiiiiiiii

Silvia disse...

Tem que ver se é de Deus mesmo pq nem todo mundo
diz Senhor..Senhor tem parte com o mesmo

Aline disse...

O Evangelho do Senhor JESUS é tão simples…é só servi-lo de todo coração buscar o Reino e todas as coisas serão acrescentadas inclusive o seu conjugue

Larissa K disse...

Nos dias de hoje, é tão difícil deixarmos de lado nossas preocupações tarefas do dia a dia e deixarmos tudo nas mãos de Deus!!! E cada vez é mais visível como a igreja tem esfriado e se endurecido ante a palavra do Senhor

Dennis disse...

Querer namorar é natural na vida dos solteiros
O amor romântico e as emoções da paixão não eram destacados como são hoje,porém temos que vigiar

Allen disse...

Há outros traços de caráter e atitudes que são de suma importância para o sucesso no casamento. Por exemplo, a confiança é a base do casamento. Aqueles que servem para o casamento deverão falar sempre a verdade, não só um com o outro, mas em qualquer circunstância (Colossenses 3:9)

Paloma disse...

Eu sei que o pai nos dará força para esperar e proseguir
Deus abençoe

Simplesmente Netinho disse...

=)
Sabe manoOo...
Depois de uma determinada conversa cheguei a conclusão de que o melhor que eu posso fazer para encontrar um "amor" pra minha Vida...
Eu tenho de ir para "O Amor" da minha Vida...O Senhor...
E lá cara...No cantinho dentro Dele pra mim...
Eu vou encontrar aquela que irá me completar...
No encontrar o Senhor, encontrarei tudo...Encontrarei o amor...
Pois juntos estaremos Nele...

Valeu por passar lá no meu blog...A partir de hj estarei aqui tmbm...Sempre q. puder...

AbraçoOos...

Diogo disse...

O amor do Pai nos traz tudo
que está no seu coração

Italo Stauffenberg disse...

seguindo seu blog... sou colaborador do blog/site www.ibnsjovens.com fica na paz e da uma passada no meu blog mesmo! Deus o abençoe ! Já estou seguindo o seu aqui !

Postar um comentário